sexta-feira, 15 de abril de 2011

A4/a - PÓS-GRADUAÇÃO (ESPECIALIZAÇÃO ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA

A4/a – Roteiro de aula (16/04/2011) TARDE

1-Marketing

1.1-Marketing Pessoal

Possui como objetivo aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de uma pessoa pelo público em geral ou por determinado segmento deste público.

“Não me preocupo tanto com o que sou na opinião dos outros,
quanto o que sou na minha própria opinião;
gostaria de ser rico de mim mesmo e não por empréstimo.”

(Michel de Montaigne)
Para triunfar no jogo do universo corporativo é necessário antes de tudo vender a nós mesmos.
Marketing Pessoal significa projetar uma imagem de marca em relação a você mesmo, tomando a si próprio como se fora um produto ou serviço.
Quer fazer um teste rápido sobre o estágio atual de sua imagem de marca? Pergunte-se: “O que as pessoas pensam de mim quando se fala em meu nome?”. Será que você é reconhecido, notado em meio à multidão? Que tipo de sentimento é aflorado nas pessoas ao ouvirem falar de seu nome ou ao encontrarem você em um ambiente qualquer?
O economista , publicitário e professor universitário, Tom Coelho ensina-nos os passos para construção de nossa “marca pessoal”:

“Primeiro Passo: a Embalagem
O publicitário Chuck Lieppe dizia: “Aparentar ter competência é tão importante quanto a própria competência”.
De fato, o aspecto externo é o primeiro que observamos. Comprando frutas, selecionamos aquelas que nos parecem mais belas e viçosas. Num evento social, disparamos olhares àqueles com trajes e cortes de cabelo atraentes. Ao planejar uma viagem, escolhemos como destino uma localidade cuja paisagem nos faça brilhar os olhos, seja ela bucólica, dotada de rios ou dunas ou florestas; seja ela ‘urbanóide’, repleta de luzes, cores e sons tecnologicamente pulsantes.
A embalagem é o princípio de tudo. E você nunca terá uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão. Para tanto, você deverá contemplar os seguintes aspectos:
a) Aparência,
b) Trajes,
c) Acessórios,
d) Etiqueta: edificar uma marca demanda estudo,
e) Postura: cabeça inclinada, ombros arqueados, tronco curvado... Onde você pensa que vai assim? Qual percepção pretende conferir àqueles que o encontram? Seria você alguém derrotado e infeliz? Uma postura elegante ao assentar-se e ao caminhar demonstra altivez, autoconfiança e independência, além de contribuir com sua própria saúde.
f) Vocabulário: a menos que suas pretensões restrinjam-se à exposição na mídia como modelo fotográfico, o que convenhamos é acessível a poucos, você invariavelmente terá que abrir a boca para sedimentar sua imagem. Neste momento, pronunciar “menas", “poblema” e seus derivados, será suficiente para destruir toda a credibilidade que foi sendo erguida nos passos anteriores.
g) Saúde: embora esteja sendo considerada ao final, é o aspecto mais fundamental a ser observado.

Segundo Passo: o Conteúdo
O caráter é mais importante que a reputação, pois o primeiro simboliza  que você realmente é, enquanto o segundo remete àquilo que os outros pensam a seu respeito.
Trabalhar o conteúdo significa cuidar dos seguintes pontos:
a) Formação,
b) Currículo,
c) Atitude: aqui estamos falando de competências como: iniciativa, comprometimento, ousadia, persistência, criatividade, planejamento, persuasão, liderança, autoconfiança. Todos as temos, mais ou menos desenvolvidas..
d) Autenticidade e transparência: a melhor maneira de você conquistar a simpatia, confiança e admiração das pessoas é sendo exatamente quem você é. De nada adianta projetar uma estampa fantasiosa, máscara que cai diante da primeira adversidade.
e) Resiliência: falamos da capacidade de superar adversidades. A postura resiliente deve ser incorporada ao seu estilo de vida e ao seu semblante. Dar aos problemas a dimensão que efetivamente devem ter. Ser flexível nos acordos, tolerante nas decisões, paciente com as respostas.
f) Ética: mais do que fazer a coisa certa, significa agir com congruência. Praticar o que se fala, dizer aquilo em que se acredita.
g) Positividade: símbolo de um estado de espírito elevado, cultivar um pensamento positivo é uma prática que se reflete no sorriso franco, no abraço acolhedor e no bom humor contagiante. É um jeito de viver que atrai quem nos cerca, gerando uma energia sem precedentes.

Terceiro Passo: a Visibilidade
Não adianta fazer a melhor coisa do mundo se ninguém tomar conhecimento. É preciso comunicar e repercutir. Para construir uma marca, você precisa ser visto.

Quarto Passo: a Ênfase
Uma marca, para ser lembrada, precisa ser repetida. Por isso, você deve reunir um nome curto.
A rigor, inexiste nome difícil, mas nome pouco pronunciado. De qualquer forma, se você está no estágio inicial de construção de sua marca, considere até mesmo a possibilidade de atuar com um pseudônimo. E priorize nomes formados por apenas duas palavras. Assim, “José Maria da Silva” deverá optar por ser chamado de “José Maria” ou “José da Silva”. Isso facilita a memorização e a identidade visual. E tome cuidado com homônimos!

Quinto Passo: a Divulgação
Aumente sua rede de relacionamentos para além dos limites de seu bairro e de seus domínios no local de trabalho. Há pessoas interessantes esperando por conhecer você seja numa fila de cinema ou no local de trabalho.

Sexto Passo: a Diferenciação
Seguindo todos os passos anteriores você ainda correrá um risco: o de ser notado como somente mais um , mais uma marca dentre tantas disponíveis no mercado. Por isso, você precisa se diferenciar.

1.2-Marketing Profissional

O professor universitário Silvio Celestino defende que :

“No mundo atual os profissionais mais conectados devem procurar por outras ações que possam levá-los ao sucesso que desejam.

O que você vende hoje não é seu conhecimento, pois ele está abundante em todos os lugares através da internet. Muito menos sua formação acadêmica pois todos os anos milhares de pessoas se formam nas mais diversas áreas em todo o planeta. Sua experiência também pode ser irrelevante uma vez que as tecnologias de comunicação e informática colocaram todos no mesmo início de era e ninguém teve anteriormente a experiência de lidar com uma economia onde o dinheiro virou pura energia e circula em todo o planeta a todo instante como os elétrons num átomo. Na verdade, se pararmos para pensar, as coisas e nós mesmos passamos a existir num espaço novo e até nosso endereço mais relevante não é nossa casa, mas o endereço eletrônico.

O que você deve aprender a vender é sua capacidade! As empresas e governos não sabiam que teriam de lidar com dinheiro digital e o que elas querem saber é quem é capaz de administrá-lo? O direito não foi re-escrito para a era de crimes via internet. Quem será capaz de fazê-lo ou interpretá-lo neste contexto? Também não se sabe o que ocorrerá com a telefonia via internet. Quem é capaz de gerar lucros com ela? O Biodiesel é uma realidade. Quem será capaz de implementá-lo mais rapidamente? “

Na dimensão profissional, assim como na dimensão pessoal devemos dedicar importância especial para a nossa imagem; apenas desta forma obteremos destaque.