O graduando de Direito da FGF, Lutiani Rodrigues, nos encaminhou uma notícia veiculada na imprensa nacional, neste fim de semana, merecedora de nossa reflexão.
A população da cidade de Jaraquá do Sul (SC) indignada com a insensibilidade dos integrantes do legislativo municipal, resolveu expressar a intensa indignação por intermédio de uma campanha de outdoors na cidade, alertando os munícipes sobre a inaceitável postura adotada por aquela Casa Legislativa municipal, que pretende aumentar o número de vereadores, e consequentemente, a despesa da câmara municipal.
Vejamos notícia veiculada no site WWW.noticias.uol.com.br no dia 05/07/2011:
Em Jaraguá do Sul (SC), mensagens em outdoors
protestam contra mais vereadores.
Léo Pereira
Especial para o UOL Notícias
Em Florianópolis (SC)
Especial para o UOL Notícias
Em Florianópolis (SC)
Outdoors expostos em vários pontos de Jaraguá do Sul (190 km de Florianópolis) chamaram a atenção dos moradores sobre o projeto que tramita na Câmara Municipal para aumentar o número de vereadores, que hoje conta com 11 cadeiras.
A proposta inicial definia uma ampliação para 19 vereadores. Porém, a mobilização forçou a criação de um substitutivo, baixando este número para 15. O protesto tomou conta das redes sociais.
“Isso ainda não é aceitável. Somos contrários a qualquer aumento de despesas públicas”, disse Durval Marcatto Junior, presidente de uma das entidades que lideram a campanha, a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, cidade com 143 mil habitantes, segundo o IBGE.
A emenda está na pauta da Câmara desta terça-feira à noite (05). Porém, na semana passada, um dos coautores pediu vistas do projeto. Se outro vereador decidir também avaliar melhor o texto, ele será votado apenas após o recesso legislativo, a partir do dia 15.
A Câmara é obrigada a definir o aumento no número de vagas, ou deixar como está, até outubro – um ano antes das próximas eleições. A proposta precisa ser aprovada em dois turnos, por dois terços dos vereadores.