A3/a – Roteiro de aula (06/04/2011)
1-Diferentes Visões e implicações para a organização.
A identidade organizacional é representada pelo conjunto dos Valores, Missão e Visão da empresa.
a)Valores: Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral
b)Missão: É a finalidade da existência de uma organização. È aquilo que dá direção e significado a essa existência. A missão da organização está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais,os motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão se ser
c)Visão: É o sonho da organização. É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço. A visão é um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Normalmente é um prazo longo (pelo menos, 5 anos). Jamais confundir Missão e Visão: a Missão é algo perene, sustentável enquanto a Visão é mutável por natureza, algo concreto a ser alcançado. A Visão deve ser inspiradora, clara e concisa, de modo que todos a sintam
2-O Conhecimento como vantagem competitiva.
A cada dia a gestão do conhecimento ocupa um espaço de maior destaque na sociedade, alterando inclusive a classificação tradicional dos setores da economia.
Fomos educados aprendendo que o conjunto de pessoas economicamente ativas estão distribuídas em três setores da economia:
a) Setor primário: que é o ramo de atividade vinculado ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e ao extrativismo (vegetal, animal e mineral). Esse setor produz matéria-prima para o abastecimento das indústrias;
b) Setor secundário: que atua no sistema industrial, abrangendo a produção de máquinas e equipamentos, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia. Nesse caso o setor em questão atua no processamento da produção do setor primário;
c) Setor terciário: que está diretamente ligado à prestação de serviços (nesses estão professores, advogados e profissionais liberais em geral) e comércio em geral. O setor terciário está diretamente ligado ao comércio varejista.
A sociedade está vivenciando uma revolução técnico-cientifico-informacional, que consiste em uma supervalorização da informação, dessa forma, as atuações econômicas contemporâneas estão aliadas às relações comercias e de informações, e esses têm crescido de forma intensa.
Em 07 de novembro de 2010 a enciclopédia Wikipédia elencou no conjunto de seus verbetes, a serem objeto de maiores esclarecimentos, o termo setor quaternário, ou terciário superior, esclarecendo que trata-se de “uma expansão da hipótese dos três setores de Colin Clark e Jean Fourastié. Basicamente inclui atividades como geração e compartilhamento de informação, telecomunicações, educação, pesquisa e desenvolvimento, planejamento, consultoria e outros serviços baseados no conhecimento”.
Assim nada impede que, adotando tal compreensão, passemos a incluir no elenco dos setores da economia um quarto setor .
d) Setor Quaternário : que está ligado a atividades intelectuais, tais como geração e troca de informação, educação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias da informação e da comunicação.
3-Aspectos Fundamentais sobre aprendizagem e inovação nas organizações
3.1- Aprendizado no sentido lato (geral)
De acordo com o psicólogo Jerome Bruner, pai da psicologia cognitiva, há seis conceitos fundamentais que, estando assegurados, permitem que uma aprendizagem seja eficaz e duradoura.
Estes conceitos são:
1 - Motivação - Este conceito estará assegurado na medida em que se criem experiências capazes de gerar nos indivíduos aprendentes o aumento da predisposição para aprender;
2 - Estruturação dos Conhecimentos - Este conceito preconiza que os conteúdos a aprender devem ser organizados em função das capacidades do aprendente. Por outras palavras, qualquer matéria que se queira ensinar deve ser decomposta e simplificada, assumindo uma nova organização em função das capacidades dos aprendentes;
3 - Optimização das Sequências de Apresentação - Este conceito diz respeito ás metodologias de ensino mas não só. Optimizar as sequências de apresentação da matéria a ensinar refere-se aos ritmos de ensino e às formas de o fazer. A forma como se ensina determinada matéria deverá corresponder aos estilos que melhor se ajustem aos indivíduos aprendentes. Repare-se, por exemplo, que o ensino de um conteúdo pode ser realizado com base numa explicação teórica ou expositiva ou, no inverso, com base numa experimentação e interrogação para então voltar às bases teóricas dos conteúdos;
4 - Natureza e Ritmo das Recompensas - Este conceito diz respeito ao carácter autoregulador que o ensino deve assumir. É importante definir objectivos a atinjir, realizar avaliações periódicamente, recompensar os progressos ; Em termos gerais, este conceito diz respeito à organização que deve acompanhar o acto de ensinar;
5 - Aprendizagem Espiral - Este conceito postula que qualquer conteúdo pode ser ensinado a alunos de qualquer idade. Por sua vez, os indivíduos poderão aprofundar gradualmente as suas aprendizagens;
6 - Prontidão - Este conceito relaciona-se com a crença de Bruner em que os indivíduos encontram-se em condições de apreender um conteúdo sempre que os conceitos anteriores se combinem. Para este psicólogo, não há matéria que não possa ser ensinada e não há indivíduo que não possa aprender.