Após analisarmos os pilares de sustentação de uma gestão de qualidade, é interessante refletirmos sobre o artigo do médico e escritor Marcelo Cardoso, intitulado "A morte na empresa":
Dê sua opinião sobre o texto.
Morte na Empresa
A empresa estava numa situação muito difícil. As vendas iam de mal a pior. Há meses os balanços não saíam do vermelho e todos os trabalhadores estavam completamente desmotivados.
Era preciso que se fizesse alguma coisa para reverter essa situação, mas ninguém tomava a iniciativa e viviam todos só reclamando, até que um certo dia, quando chegaram na empresa, encontraram um cartaz na portaria com os seguintes dizeres:
- "Ontem faleceu a pessoa que impedia o seu crescimento na nossa empresa. O velório está sendo feito na quadra de esportes".
Vendo esse aviso, todos ficaram curiosos para saber quem é que estava bloqueando o seu crescimento na empresa e foram todos para a quadra de esportes, onde estava bem no meio um caixão, encima de uma grande mesa.
Formou-se então uma grande fila com todas as pessoas que queriam ver de quem se tratava e, um a um, os funcionários se aproximavam do caixão, olhavam e defunto, engoliam em seco e ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e, então, saíam cabisbaixos.
Sabem por que ? ...
Porque no visor do caixão havia um espelho e ao olharem nele as pessoas se davam conta de que só existe uma pessoa capaz de limitar o seu crescimento: é você mesmo !...
É muito fácil culpar os outros pelos nossos problemas, mas você já parou para pensar se você mesmo não poderia ter feito alguma coisa para mudar a sua situação ? ...
Marcelo Cardoso. Médico e escritor (Fonte: www.webartigos.com)