Estamos estudando BEM PÚBLICO. Assunto interessante a ser explorado, principalmente se levarmos em consideração que a cada dia que passa, percebemos que a compreensão de bem público, para muitos, é de que seja bem sem dono, “bem de ninguém”. Devemos intensificar, enquanto operadores da justiça, a luta pela conscientização de que o bem público merece atenção especial, pois é bem de todos, merecendo assim atenção especial.
A professora de Filosofia Sirlene Aliane publicou no site WWW.portaldoresdecampos.com artigo intitulado “O BEM PÙBLICO EM FOCO:SEGUNDA PARTE” em setembro de 2010.
Leia com atenção o artigo abaixo, aprofunde seus conhecimentos em bem público e manifeste sua opinião a respeito de como podemos contribuir para mudança de concepção sobre o real significado de BEM PÚBLICO.
O bem público em foco: segunda parte
A ideia de bem público é constituída do significado de algo que é do povo e deve ser usado pelo mesmo para tal fim, atendendo às suas necessidades cotidianas. No entanto na maioria dos casos as pessoas não usam os bens públicos de maneira civilizada e correta. Algumas pessoas andam pelas ruas destruindo orelhões, latas de lixo, vias públicas e tudo que seja de utilidade do povo. A destruição de escolas, de carteiras, de livros e de tudo que existe na mesma, são fatos lamentáveis. Nos córregos são jogados vários detritos, que na época das chuvas, tornam-se enchentes torrenciais. A falta de conscientização vai até ao mau uso de bens públicos em hospitais, pois alguns vândalos os quebram, destituindo-os de sua utilidade futura. Alguns cidadãos ainda picham muros, casas e todos os prédios públicos, principalmente nas grandes cidades.
O bem público não é algo respeitado pela maioria das pessoas, inclusive por alguns funcionários públicos que usam o mesmo de maneira imprópria. Nas instituições públicas existe muito desperdício, pois os usuários imprimem muito material sem necessidade, gastando muita tinta da impressora, gerando gastos desnecessários. O uso da internet é muitas vezes impróprio e indevido, e-mail que não é aberto na casa dos usuários, é lido nas instituições e gera vírus das mais diversas formas, danificando os computadores. As máquinas de xérox, de fax e mimeógrafos, são usadas de maneira indevida, pois não são valorizados como bens próprios. Os carros são usados indevidamente, e não tem uma vida útil de mais longevidade, pois muitas pessoas os danificam, pelo mau uso dos mesmos. Nos leilões de bens públicos são leiloadas verdadeiras sucatas pelo mau uso do bem público, em todos os setores.
Enfim, somente quando a ideia do bem público for internalizada como algo que pertence ao povo, e que deve ser usado com critério, haverá uma maior durabilidade dos bens públicos na sociedade. Tanto os cidadãos em geral, quanto os funcionários públicos deverão usar os bens públicos com maior critério e conscientização, pois são bens do povo e devem ser usados em benefício dos mesmos. No entanto essa conscientização deverá ser um trabalho da família, da escola e da sociedade, pois somente com um bom trabalho de internalização de valores, mudam-se os costumes praticados na sociedade durante séculos.
Reflita: “O bem público é algo que deve beneficiar a todos os cidadãos, como um todo.” (Sirlene Aliane)
(As fotos foram retiradas do google imagens)