A5/a – Roteiro de aula (13/04/2011)
1-Invenção, Inovação e Conhecimento
Invenção, inovação e criatividade são palavras parecidas que podem significar muita coisa. É por isso importante estabelecermos claramente qual é o sentido empregado no âmbito empresarial para tais termos.
Invenção é um passo à frente, no qual se delineia um produto, processo ou protótipo resultante da combinação de ideias em que uma, pelo menos, é inteiramente nova, ou em que o modo como essas ideias estão combinadas é totalmente novo, produto da criatividade.
Inovação é a transformação de ideias e/ou utilização de invenções, de que resultam aplicações úteis conducentes a melhoramentos.
Criatividade é o produto do génio humano, enquanto gerador de novas ideias, conceitos ou teorias.
Assim, a criatividade existe no universo das ideias, em que os processos são cognitivos; a invenção, no universo das tecnologias, em que os processos são tecnológicos; e a inovação, no universo dos mercados, em que os processos são empresariais. Uma ideia só se transforma numa invenção se puder gerar algo que funcione; uma invenção só se torna uma inovação se puder ser implementada com sucesso na sociedade.
Diz-se, por vezes, que inovação é o processo de transformar boas ideias em bons produtos ou bons negócios. Na verdade, neste processo, muitas ideias, em princípio boas, podem ficar pelo caminho – só aquelas que demonstrarem no seu desenvolvimento que podem efectivamente resultar em bons produtos (ou negócios) chegarão a uma fase final de implementação.
Consequentemente, há muito mais para analisar, sob o tema “inovação”, do que novas tecnologias, enquanto que, por outro lado, pode não haver qualquer nova tecnologia envolvida em inovação. A inovação leva-nos para lá do mundo das tecnologias e volta-nos para o mercado e para as realidades circundantes da empresa.
A inovação acelerou dramaticamente com a revolução industrial, há mais de duzentos anos. Todas as empresas foram criadas como resultado de uma grande inovação: aproveitar uma oportunidade de negócio, materializando todas as estruturas humanas e tecnológicas necessárias para a sua exploração. Muitas tiveram também momentos de autêntica re-criação. A inovação é, portanto, algo que existe e sempre existiu nas empresas. O que há, então, de diferente hoje em dia? Por que é que se começa a falar tanto em “inovação” como se de um objectivo novo para as empresas se tratasse? O que é novo não é a inovação, mas sim:
A) o motivo porque é feita;
B) os objetivos que tem;
C)a intensidade que requer;
D)o modo de envolver a empresa