A10/a - Roteiro de Aula (02/05/2011)
1-Modos de Conversão do Conhecimento (Nonaka e Takeuchi)
a) SOCIALIZAÇÂO – conversão de conheciomento tácito em conhecimento tácito
b) EXTERNALIZAÇÃO- conversão de conhecimento tácito em conhecimento explícito
c) COMBINAÇÃO – conversão de conhecimento explicito em conhecimento explícito
d) INTERNALIZAÇÃO – conversão de conhecimento explícito em conhecimento tácito
2-Fases do processo de criação do conhecimento organizacional (NonakaeTakeuchi)
2.1-Compartilhamento do conhecimento tácito
O conhecimento tácito é uma das bases de crição do conhecimento organizacional. Fase complexa, pois o conhecimento tácito, por ser adquirido com experiências, não é de fácil transmissão.
2.2-Criação de Conceitos
Nesta fase, existe uma conversão do conhecimento tácito em explícito. Esse compartilhamento conceitual propícia novos conceitos.
2.3-Justificação de Conceitos
Verdadeira etapa de filtragem, por intermédio de critérios adotados de forma peculiar por cada organização(alta gestão) gerando critérios de justificação de acordo com as diretrizes estratégicas e a visão da empresa.
2.4-Construção de um arquétipo
Os conceitos, devidamente justificados, são transformados em algo concreto, tangível.
Etapa caracterizada pela necessidade da cooperação de todos os indivíduos e departamentos de uma organização.
2.5-Difusão Interativa do Conhecimento
Etapa geradora de um processo interativo presente na organização, mobilizando clientes, fornecedores e demais parceiros
3- Elementos facilitadores da Gestão do Conhecimento
3.1- Estrutura Organizacional
Nas organizações, o conhecimento por si, é estéril. A produtividade será alcançada a partir do momento que os conhecimentos convergirem para um conhecimento unificado.
As organizações são criadoras e transformadoras do conhecimento. Cabe a empresa atuar comoagente organizador do conhecimentro existente,tornando-o prático e gerando novo conhecimento.
3.2- Wiki ( ferramenta colaborativa )
Segundo o tecnólogo em processamento de dados e bacharel em Administração de empresas pela Universidade Estácio de Sá “O termo Wiki, no idioma havaiano, significa rápido, e é comumente usado para identificar uma coleção de páginas Web interligadas, com grande quantidade de assuntos, acessadas de forma rápida e simples, via hipertexto ou por algum aplicativo colaborativo. Foi criada em 1995 e, devido ao seu enorme sucesso, logo foram surgindo vários outros tipos de Wikis, sempre com o objetivo de construção de textos baseados na fórmula colaborativa.
Entre suas principais características estão a edição e a complementação das páginas pelos seus próprios usuários. Ou seja, alguém cria um conteúdo, como por exemplo, gestão do conhecimento ou software livre, e a partir daí ele fica disponível para acesso de todos. Em outro momento, outro usuário resolve complementá-lo, bastando, para isso, acessar o assunto e acrescentar mais detalhes, gerando uma nova versão, imediatamente disponível para todos. Ao longo do tempo o assunto vai sendo complementado, ficando com mais conteúdo, tendo possíveis erros corrigidos e gerando um texto cada vez mais preciso.
A Wiki mais famosa é, sem dúvida, a Wikipédia, que possui cerca de 3,5 milhões de artigos em 205 idiomas e dialetos.”
2.2.1-Formas de manutenção de uma wiki:
a) FORMA ABERTA : Todos com poder de participação,contribuindo para o aprofundamento do conhecimento, sem prévia análise.
b) FORMA MONITORADA: Qualquer colaborador pode participar,contudo existemníveis de autorização,bem como revisão constante do conteúdo ( utilizado nas organizações).