terça-feira, 26 de abril de 2011

A8/a - GESTÃO DE QUALIDADE

A8/a - Roteiro de Aula (26/04/2011)

As ferramentas da qualidade

1-O ciclo PDCA

O PDCA (Plan, Do, Check, Action) é hoje o principal método da Administração pela Qualidade Total, tendo sido criado na década de 1920 por Shewhart, quando trabalhava na Companhia Telefônica Bell que desenvolveu a telefonia.

O PDCA foi  intensivamente utilizado nos  Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e pelo Japão no pós guerra, através da atuação de Deming e Juran.
Após 80 anos de aplicação ininterrupta, essas metodologias consolidam-se nas empresas como as principais ferramentas para a competitividade, ou seja, a capacidade de gerar um produto ou serviço de qualidade superior ou custo inferior ao dos concorrentes nacionais e internacionais.

Empresas de referência mundial em administração, consideram que gerenciar (administrar) consiste basicamente em aplicar corretamente o PDCA.

1.1-O significado da sigla PDCA

a) P (Plan) – Planejamento
Consiste na detecção de um problema ou possibilidade de melhoria, na busca de suas causas, seleção das causas principais e montagem de um plano de ação.
Nessa etapa, podem ser usadas variadas ferramentas da qualidade como o  Brainstorming.
A etapa de planejamento deve ser concluída com a elaboração de um documento contendo o objetivo principal, as metas (sub-objetivos quantificáveis, com indicadores de desempenho e datas limite - deadlines) e métodos. Cada meta deve contar com seu método, ou seja, a sequência de ações para se atingir cada meta.
As metas são definidas pela alta administração ou a média gerência e os métodos pela equipe responsável pela implementação do PDCA. O documento elaborado deve ser assinado pela equipe responsável pela implementação e pela alta administração da empresa.

b) D (Do) – Execução
O sucesso dessa etapa depende do sucesso da etapa anterior, considerando-se que a eliminação de um erro na etapa de planejamento tem um custo menor do que a eliminação do mesmo erro na etapa de execução. A execução consiste em seguir fielmente o plano de ação elaborado na primeira etapa do Ciclo PDCA.

c) C (Check) - Verificação, checagem
A checagem é essencial para podermos avaliar o sucesso das etapas anteriores.

d) A (Action) – Agir
Esta etapa baseia-se no resultado da checagem, pois conclui sobre a necessidade de ações corretivas (se a checagem detectou algum problema), preventivas (se não ocorreu nenhum problema, porém, poderia ter ocorrido) ou de padronização (se tudo ocorreu conforme o planejado e uma nova maneira de executar determinado processo foi descoberta). A finalização da implantação de um PDCA dá origem a outro PDCA, ou seja, a quarta etapa (Action) de um PDCA dará origem à primeira etapa (Plan) do próximo PDCA, sendo esta a base da melhoria contínua da Gestão pela Qualidade Total. Essa conexão entre Action-Plan, chama-se de circularidade do PDCA. Os resultados da implantação dos PDCA's devem ser comunicados para a alta administração num momento denominado Workshop (prestação de contas). Normalmente existem datas fixas, mensais, para a realização de workshop, assim como existe toda uma tecnologia para gerenciar esses eventos. Nas empresas encontramos vários PDCA's rodando simultaneamente, sendo essa a forma com que as equipes de trabalho dos diversos setores de uma empresa dão suporte para a implantação das políticas da alta administração. Esse processo denomina-se Administração por Políticas.

2-Brainstorming.

Significa “tempestade cerebral” em inglês. Termo que remete-nos tambématempestade de idéias.
O principal objetivo é despertar a potencialidade criativa de um indivíduo e/ou grupo em favor de uma organização.
A técnica foi implementada pelo publicitário americano  Alex Faickney Osborn .

2.1-Partes do brainstorming:

a) Encontrar os fatos,
b)Geração da ideia,
c)Encontrar a solução.
Vale destacar que é necessário que seja devidamente delineado a dimensão do problema e suas peculiaridades, no momento da identificação dos fatos para resolução de um problema.

2.2- Princípios norteadores do brainstorming .

Podemos considerar como princípios elementares:
a)    Atraso do Julgamento
b)    Criatividade em quantidade e qualidade

2.3- Regras fundamentais do brainstorming.

As regras são:
a)    Críticas são rejeitadas
b)    Criatividade é bem vinda
c)    Quantidade é necessária
d)    Combinação e aperfeiçoamentosão necessários