As ferramentas da qualidade
1-O ciclo PDCA
O PDCA (Plan, Do, Check, Action) é hoje o principal método da Administração pela Qualidade Total, tendo sido criado na década de 1920 por Shewhart, quando trabalhava na Companhia Telefônica Bell que desenvolveu a telefonia.
O PDCA foi intensivamente utilizado nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e pelo Japão no pós guerra, através da atuação de Deming e Juran.
Após 80 anos de aplicação ininterrupta, essas metodologias consolidam-se nas empresas como as principais ferramentas para a competitividade, ou seja, a capacidade de gerar um produto ou serviço de qualidade superior ou custo inferior ao dos concorrentes nacionais e internacionais.
Empresas de referência mundial em administração, consideram que gerenciar (administrar) consiste basicamente em aplicar corretamente o PDCA.
1.1-O significado da sigla PDCA
a) P (Plan) – Planejamento
Consiste na detecção de um problema ou possibilidade de melhoria, na busca de suas causas, seleção das causas principais e montagem de um plano de ação.
Nessa etapa, podem ser usadas variadas ferramentas da qualidade como o Brainstorming.
Nessa etapa, podem ser usadas variadas ferramentas da qualidade como o Brainstorming.
A etapa de planejamento deve ser concluída com a elaboração de um documento contendo o objetivo principal, as metas (sub-objetivos quantificáveis, com indicadores de desempenho e datas limite - deadlines) e métodos. Cada meta deve contar com seu método, ou seja, a sequência de ações para se atingir cada meta.
As metas são definidas pela alta administração ou a média gerência e os métodos pela equipe responsável pela implementação do PDCA. O documento elaborado deve ser assinado pela equipe responsável pela implementação e pela alta administração da empresa.
b) D (Do) – Execução
O sucesso dessa etapa depende do sucesso da etapa anterior, considerando-se que a eliminação de um erro na etapa de planejamento tem um custo menor do que a eliminação do mesmo erro na etapa de execução. A execução consiste em seguir fielmente o plano de ação elaborado na primeira etapa do Ciclo PDCA.
c) C (Check) - Verificação, checagem
c) C (Check) - Verificação, checagem
A checagem é essencial para podermos avaliar o sucesso das etapas anteriores.
d) A (Action) – Agir
Esta etapa baseia-se no resultado da checagem, pois conclui sobre a necessidade de ações corretivas (se a checagem detectou algum problema), preventivas (se não ocorreu nenhum problema, porém, poderia ter ocorrido) ou de padronização (se tudo ocorreu conforme o planejado e uma nova maneira de executar determinado processo foi descoberta). A finalização da implantação de um PDCA dá origem a outro PDCA, ou seja, a quarta etapa (Action) de um PDCA dará origem à primeira etapa (Plan) do próximo PDCA, sendo esta a base da melhoria contínua da Gestão pela Qualidade Total. Essa conexão entre Action-Plan, chama-se de circularidade do PDCA. Os resultados da implantação dos PDCA's devem ser comunicados para a alta administração num momento denominado Workshop (prestação de contas). Normalmente existem datas fixas, mensais, para a realização de workshop, assim como existe toda uma tecnologia para gerenciar esses eventos. Nas empresas encontramos vários PDCA's rodando simultaneamente, sendo essa a forma com que as equipes de trabalho dos diversos setores de uma empresa dão suporte para a implantação das políticas da alta administração. Esse processo denomina-se Administração por Políticas.
2-Brainstorming.
Significa “tempestade cerebral” em inglês. Termo que remete-nos tambématempestade de idéias.
O principal objetivo é despertar a potencialidade criativa de um indivíduo e/ou grupo em favor de uma organização.
A técnica foi implementada pelo publicitário americano Alex Faickney Osborn .
2.1-Partes do brainstorming:
a) Encontrar os fatos,
b)Geração da ideia,
c)Encontrar a solução.
Vale destacar que é necessário que seja devidamente delineado a dimensão do problema e suas peculiaridades, no momento da identificação dos fatos para resolução de um problema.
2.2- Princípios norteadores do brainstorming .
Podemos considerar como princípios elementares:
a) Atraso do Julgamento
b) Criatividade em quantidade e qualidade
2.3- Regras fundamentais do brainstorming.
As regras são:
a) Críticas são rejeitadas
b) Criatividade é bem vinda
c) Quantidade é necessária
d) Combinação e aperfeiçoamentosão necessários