segunda-feira, 11 de abril de 2011

A4/a - GESTÃO DO CONHECIMENTO

A4/a – Roteiro de Aula (11/04/2011)

1-Aprendizagem e Conhecimento
1.1-Aprendizagem Individual

Cada individuo possui uma maneira particular de conhecer algo. Daí a importância de percebermos qual é o nosso estilo de aprendermos. Muitas vezes nos preocupamos demasiadamente em conhecer, e nos esquecemos completamente de nos aprofundarmos a respeito do melhor modo para captarmos as informações que estão a nossa disposição.
Quando conhecemos nosso estilo de aprender o aprendizado e a comunicação se torna mais fácil e eficaz.

1.1.1-Fatores influenciadores do aprendizado
a)Emocionais
b)Sociológicos
c)Ambientais

1.1.2-Modalidades do processo de aprendizado
a)Visual
b)Auditivo
c)Cinestético (movimento, toque ou fazer)

1.2-  Aprendizagem em equipe e aprendizagem organizacional

As equipes não devem necessariamente,possuir apenas pessoas brilhantes , a inteligência coletiva deverá superar a individual, isso ocorre quando existe uma visão compartilhada. A visão compartilhada e sistemica é uma necessidade para as equipes modernas.

Aprendizagem organizacional pode ser definida como “a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, convicções e atitudes que acentuem a manutenção, o crescimento e o desenvolvimento da organização”, segundo Guns.

Para Kiernan : “Uma organização que aprende é uma organização habilitada na criação, na aquisição e na transferência de conhecimento e em modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e percepções.”

 O processo de aprendizagem em uma organização não só envolve a elaboração de novos mapas cognitivos, que possibilitem compreender melhor o que está ocorrendo em seu ambiente externo e interno, como também a definição de novos comportamentos, que comprovam a efetividade do aprendizado, conforme ensina Fleury.

1.2.1-Tipos de aprendizagem organizacional, segundo Guns:

• Aprendizagem de tarefas: Orienta para o desempenho e a valorização de tarefas específicas.
• Aprendizagem sistêmica: Diz respeito aos processos da organização e o seu desenvolvimento e melhorias.
• Aprendizagem cultural: Trata dos fundamentos de uma organização, seus valores, convicções e atos.
• Aprendizagem de liderança: Está voltado para a gestão e liderança de pessoas, grupos e unidades de empresas de maior porte.
• Aprendizagem de equipe: Orienta para a eficiência na prática da função, mostrando também como se faz para promover o aprendizado e o crescimento da equipe.
• Aprendizagem estratégica: Este tipo de aprendizagem está focada nas estratégias da organização, como se dá o seu desenvolvimento, sua implementação e prováveis melhorias.
• Aprendizagem empreendedora: Trata do empreendedorismo e a gestão de equipes, como se estas fossem microempresas.
• Aprendizagem reflexiva: Enfatiza o questionamento dos modelos vigentes na organização.
• Aprendizagem transformacional: Orienta para as formas de se realizar mudanças dentro da organização que surtam efeitos significativos

1.3 -Organizações em Aprendizagem

Peter Senge, criou a expressão  “Organizações em Aprendizagem” (do inglês "Learning Organization")  para designar as organizações cujos membros “estão continuamente a reforçar a sua capacidade de criar o seu futuro.

1.3.1-Componentes basicos que caracterizarão as organizações em aprendizagem do futuro:
1. Análise dos Sistemas de Pensamento Dominantes: Senge imagina as organizações como sistemas complexos em que tudo está relacionado, levando a que o pensamento de gestão contemple a complexidade das teorias;
2. Formação, Desenvolvimento e Domínio Pessoal: a vida deve ser vivida de um ponto de vista criativo e não reactivo: a pessoa deve aprender de forma contínua como viver a verdadeira realidade e de forma mais clara; a diferença entre a visão da pessoa e a realidade produzirá uma tensão criativa a partir da qual surgirá a aprendizagem;
3. Compreensão dos Modelos Mentais que orientam a organização os modelos mentais dizem respeito aos valores e princípios básicos e orientadores; existe um forte poder dos padrões de pensamento ao nível das organizações que cria a necessidade de inquirir sobre a natureza desses mesmos padrões;
4. Visão Partilhada: Senge defende a importância da co-criação e sublinha que a visão partilhada apenas pode ser construída com base na visão pessoal; a visão partilhada está presente quando o resultado dessa visão deixa de ser encarado pelos membros da equipe como uma responsabilidade de cada pessoa individualmente, para passar a ser da equipa como um todo;
5. Aprendizagem e Trabalho em Equipa: a aprendizagem em equipa envolve duas práticas, nomeadamente o diálogo e a discussão. O diálogo é explicado pela sua natureza exploratória, enquanto a discussão é explicada pelo processo de limitar o campo até à melhor alternativa de decisão. Para retirar benefícios destas duas práticas complementares, é necessário distingui-las e separá-las.

1.4-Conhecimento tácito e conhecimento explicito

O conhecimento explícito está formalizado em diferentes meios (livros, manuais de sistemas, repositórios de dados), podendo ser transmitido na linguagem formal e sistemática.

O conhecimento tácito é aquele que adquirimos durante a experiência de vida, da educação, do aprendizado.

A criação de conhecimento organizacional resulta da conversão de conhecimento tácito em conhecimento explícito, em um processo “espiralado”.