quarta-feira, 6 de abril de 2011

A3/a - GESTÃO DE QUALIDADE

A3/a – Roteiro de aula ( 05/04/2011)

1-Os princípios da Gestão da Qualidade são definidores de um quadro de referência que são conhecidos, em ingês, como framework .

A norma ISO 9000:2000 foi definidora dos princípios expostos na aula anterior, que em inglês, são correspondidos pelos termos abaixo relacionados:

1.1-           Organismo à escuta do cliente (Customer focus)- o cliente não é apenas um consumidor, é utilizador dos produtos e serviços fornecidos pela empresa ;
1.2-           Liderança (Leadership)
1.3-           Implicação do pessoal (Involvement of people)
1.4-           Abordagem processo (Process approach)
1.5-           Gestão por abordagem sistema (System approach to Management)
1.6-           Melhoria contínua (Continual improvement)
1.7-           Abordagem efectiva para a tomada de decisão (Factual approach to decision making)
1.8-           Relações mutuamente benéficas com os fornecedores (Mutually benecial supplier relationships)