IDECC-UVA
NÚCLEO COLÉGIO SÃO RAFAEL
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO JUDICIÁRIA E MARKETING PROFISSIONAL
CARGA HORÁRIA: 15H/A
PERÍODO: 09/04 e 16/04/2011
PROFESSOR (A): FLÁVIO ARAGÃO XIMENES
1. EMENTA:
A disciplina enfoca o como se relacionar com a imprensa falada, escrita e televisionada. Comunicação com a sociedade local, negociação, visão estratégica. Como promover a ação do judiciário, estabelecer relações estratégicas e elaborar um plano de marketing profissional.
2. OBJETIVOS:
. Propiciar ao aluno a compreensão da pesquisa como um processo reflexivo e critico na produção do conhecimento;
. Possibilitar que o aluno obtenha conhecimento necessário, relativo à área jurídica, para torná-lo capaz de manter contato com os diversos operadores do direito e imprensa em geral;
.Demonstrar a importância do marketing pessoal no mercado do trabalho;
.Possibilitar que o aluno obtenha conhecimento sobre o funcionamento do Poder Judiciário
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS:
O curso será ministrado através de aulas teóricas e práticas, valorizando a participação dos alunos , a interdiciplinariedade e transdiciplinariedade . Ênfase nos debates orais e interatividade como estratégia para obtenção de eficiência e efetividade do processo ensino-aprendizado.
Os principais recursos instrucionais a serem utilizados serão : audiovisuais e internet, por intermédio de uma metodologia inovadora consistente na utilização de um endereço eletrônico( www.professorflavioaragao.blogspot.com ) que servirá como elo de aproximação entre aluno/professor, possibilitando que a transmissão do conhecimento supere a carga horária estipulada para a disciplina .
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/PROGRAMA ANALÍTICO:
UNIDADE I :
PODER JUDICIÁRIO
1- Conceitos e peculiaridades.
2- Justiça, Direito e Leis.
3- Estrutura do Poder Judiciário.Orgãos.
4- Tutela Jurisdicional.Conceito.Considerações gerais.
UNIDADEII :
A RELAÇÂO:OPERADOR DO DIREITO/IMPRENSA
1- Operadores do direito.Conceito.função.Peculiaridades.
2- A função da Imprensa.Importância.
3- A imprensa falada, escrita e televisionada.
UNIDADE III :
A RELAÇÃO: OPERADOR DO DIREITO/JURISDICIONADO
1- Jurisdicionado.Conceito.Espécie.Peculiaridades.
2- Vocabulário Jurídico.Conceito.Peculiaridades.
3- O tecnicismo jurídico e o acesso ao judiciário.
UNIDADE IV :
MARKETING PROFISSIONAL
1-Conceito.Peculiaridades.
2-A imagem dos operadores do direito.
3-A função dos operadores do direito.
4-A função essencial do advogado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ihering, Rudolf Von. A Luta pelo Direito. 6ªed.RT editora. 2010.
Lenza, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 15ªed. Saraiva. 2011.
Ribeiro . Antonio. Marketing ao Sucesso:Profissional Liberal. Editora Odontex. 2010