A7/a- Roteiro de Aula (10/03/2011)
1- Tipos de Transtornos Psicológicos:
Dentre os vários tipos de transtornos psicológicos, destacaremos os seguintes :
1.1- Claustrofobia:
A claustrofobia é um tipo de transtorno em que a pessoa não consegue permanecer muito tempo em ambientes fechados com pouca circulação de ar, como nos elevadores, por exemplo.
Essas pessoas sofrem de ansiedade exacerbada e são invadidas por um sentimento de medo que nem elas sabem dizer de onde vem.
1.2-Personalidade bordeline:
As pessoas que possuem o transtorno de personalidade Bordeline são aquelas que mudam de humor repentinamente, são muito ansiosas, briguentas, chantagistas, passando de momentos de grande entusiasmo para sentimentos de vazio e de tédio.
Esta é uma doença psicológica grave que deve ser tratada para o bem da própria pessoa e de sua família. Os primeiros sintomas podem aparecer por volta dos 20 anos de idade e facilmente são confundidos com mau criação e rebeldia juvenil.
1.3-Consumismo Compulsivo:
O consumismo compulsivo é um transtorno muito comum que revela carências e dificuldade nos relacionamentos interpessoais. Pessoas que compram muitas coisas, que muitas vezes são desnecessárias, podem sofrer de problemas emocionais mais graves e devem procurar alguma forma de tratamento.
Esse problema afeta mais as mulheres que os homens e tende a aparecer por volta dos 18 anos de idade. Se não for tratado pode causar problemas financeiros e trazer grandes prejuízos.
Geralmente estas pessoas saem para comprar coisas quando elas sentem-se sozinhas ou decepcionadas com algo.
1.4-Disturbio de Diógenes:
A mania de guardar tudo, deixando a casa cheia de objetos desnecessários caracteriza uma pessoa insegura e com carências. Esse distúrbio é diagnosticado por psicólogos ou psiquiatras.
Guardar coisas importantes é normal, o distúrbio só é um problema grave quando é exagerado, como no caso de pessoas que não dormem em seus quartos por não ter espaço para elas, ou pessoas que guardam lixo e até mesmo comida estragada.
Geralmente as pessoas com a mania de guardar tudo não se dão conta disso, pois acham que tudo é importante, seja uma latinha de refrigerante velha ou uma caixa de papelão.
1.5-Síndrome de Estocolmo:
A síndrome de estocolmo é um transtorno que afeta pessoas que foram sequestradas, prisioneiros de guerra, pessoas sob prisão domiciliar, vítimas de abusos, assim como em caso de violência doméstica.
Nesta síndrome a vítima não tem a visão correta da realidade e defende seus agressores a fim de proteger-se. Este não é um ato consciente, a vítima não faz de propósito, mas é uma maneira que seu subconsciente encontrou para lidar com o perigo.
A síndrome pode durar muitos dias e é preciso fazer algumas sessões de psicoterapia para que o problema seja resolvido.
1.6- Necrofilia:
Necrofilia é um tipo de transtorno psicológico em que o indivíduo sente atração física por um cadáver e pode até mesmo manter relações sexuais com eles (neste caso é considerado crime).
1.7-Hipocondria:
A mania de doença é considerada um transtorno . Os indivíduos hipocondríacos estão sempre preocupados com a sua saúde, mas de um modo exagerado.
Frequentemente eles procuram a assitência médica e solicitam vários exames, conhecem muitos medicamentos e procuram o maior número de informações possíveis sobre a doença que ele acha que tem.
1.8-Bipolar:
Doença mental grave, de ordem química, mas é incurável. O indivíduo com doença ou transtorno bipolar apresenta episódios ou crises de mania, que se caracteriza por mudanças repentinas de humor, euforia e depressão com períodos de normalidade entre as crises.
O tratamento para manter o paciente estável geralmente é feito com o medicamento carbonato de lítio para manter o equilíbrio químico do cérebro e com a psicoterapia.
1.9- Cleptomania:
A Cleptomania é um transtorno mental crônico. O cleptomaniaco não consegue resistir a roubar objetos que na maioria das vezes são desnecessários para seu uso, e tem consciência do seu problema mas na maioria das vezes não admite e não procura ajuda.
Esta doença psicológica, que é mais comum em mulheres, faz com que o portador sinta uma tensão muito grande de medo antes de realizar o furto e uma satisfação de alívio após conseguir furtar.
1.10- Comportamento Obcesivo-compulsivo ( TOC):
O distúrbio, comportamento ou transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) se caracteriza pela presença de idéias ou impulsos recorrentes e indesejados que parecem esquisitos ou indecentes juntamente com uma urgência ou uma compulsão para fazer algo que elimine o desconforto causado por esses pensamenetos que são na verdade obsessões.
Os temas obsessivos são normalmente o dano, o risco ou o perigo, e então os indivíduos com esse distúrbio sentem-se obrigados a realizar rituais para controlar a obsessão.
Alguns tipos de comportameto obsessivo-compulsivo podem ser observados, como o lavar-se e limpar-se para ficar livre de contaminação, verificações repetidas para suprimir as dúvidas, guardar as coisas para evitar perdas, evitar as pessoas que podem ser objeto de agressão, ou verificar várias vezes se uma porta foi trancada.
1.11- Disturbio de Personalidade Narcisista:
Pessoas com um distúrbio de personalidade narcisista são aquelas quase se acham muito especiais e não respeitam as necessidades dos outros. Essas pessoas acham que devem ser atendidas sempre pelos melhores médicos, enfermeiros e etc.
Não demostram fragilidade, mas tem uma auto-estima muito baixa. Estão sempre à procura de elogios e nunca ficam satisfeitas com que os outros fazem, tem a frequente opinião de que elas é que sabem fazer tudo com perfeição e mais ninguém.
2- Sociopatia / Psicopatia
Considerações gerais acerca da Psicopatia.