A10/a – Roteiro de aula ( 05/05/2011)
1-Auditoria
A finalidade da auditoria é avaliar a necessidade de melhoramentos ou da implantação de ações corretivas.
1.1- A Auditoria aplica-se a :
a)processos: análise dos elementos de um processo e sua avaliação em
relação à abrangência, correção das condições e provável eficácia.
b)Produtos: avaliação baseada em valores objetivos, da conformidade de
um produto às características especificadas
c)Serviços: consiste na verificação se a qualidade dos serviços encontra-se em conformidade com a satisfação do cliente e se estes estão sendo devidamente efetuados.
1.2- Objetivos de uma auditoria
a)assegurar que o Programa de Qualidade é seguido e é adequado aos
objetivos especificados;
b)fornecer informações necessárias para o estabelecimento de ações
corretivas;
c)detectar oportunidades de melhoria do Sistema da Qualidade;
d)cumprir exigências regulamentares;
e)permitir o reconhecimento do Sistema da Qualidade da entidade
auditada;
1.3- As auditorias podem ser Classificadas quanto :
a) à organização, ou à empresa auditada
Quanto à organização ou empresa auditada, podem ser:
-Auditorias internas - são realizadas pela própria empresa auditada, mas com pessoal independente, ou seja, não vinculado à atividade ou ao setor auditado.
-Auditorias externas - são realizadas por uma entidade externa à empresa auditada. Enquadram-se nesta categoria as auditorias de certificação, as auditorias aos fornecedores e as auditorias a clientes.
b) ao âmbito
Quanto ao âmbito, podem ser:
-Auditorias ao Sistema - são auditorias abrangentes e genéricas que visam avaliar todos os requisitos pré-estabelecidos pelo Sistema da Qualidade.
-Auditorias ao processo - colocam a ênfase na verificação dos procedimentos de execução e no controle da Qualidade.
-Auditorias ao produto - Visam sobretudo o produto acabado (adequação às especificações e ao uso).
c) ao tipo
Quanto ao tipo, podem ser:
-Auditorias de concessão - realizadas para efeito de concessão da
certificação na sequência da análise do processo de candidatura
-Auditoria de acompanhamento - realizadas para efeito de manutenção da
certificação.
-Auditoria de renovação - realizadas com o objetivo de renovar a
certificação.
-Auditoria de extensão - visam estender a certificação anteriormente obtida
a novos domínios (áreas ou produtos) não contemplados nessa certificação
-Auditoria de seguimento - destinam-se a avaliar a adequabilidade e os
resultados das medidas correctivas decorrentes das não conformidades
verificadas em auditorias anteriores.