segunda-feira, 18 de abril de 2011

A6/a - GESTÃO DO CONHECIMENTO


A6/a – Roteiro de aula (18/04/2011)
1-Gestão do Conhecimento e a Inteligência Competitiva
A gestão de conhecimento pode ser considerada como um conjunto de processos que comandam a criação, utilização e disseminação do conhecimento com a finalidade de alcançar os objetivos da organização.
Com a evolução da gestão do conhecimento as organizações passam a se preocupar não com o que sabem ou com o que devem saber, mas passam a delinear estratégias para captar o  que a concorrência sabe .
A inteligência Competitiva pode ser conceituada como sendo um processo de aquisição, análise e compartilhamento de informações direcionado a todos os níveis da organização, relacionando-se diretamente com o processo de tomada de decisão.
<!--[if !supportLists]-->1.1-       <!--[endif]-->Objetivos da Inteligência Competitiva:
a)verificação das condições de mercado e de seus concorrentes;
b)avaliar o desempenho de seus concorrentes;
c)obter informações capazes de possibilitar que a empresa supere seus concorrentes, mesmo que as condições de mercado sejam as mesmas para ambos.
1.2-Ações que devem ser seguidas para a adoção da Inteligência Competitiva, segundo Jaime Teixeira Filho :
a)definir dos temas de interesse;
b)mapear o ambiente da  concorrência;
c)identificar as fontes de informação relevantes;
d) efetuar uma pesquisa preparatória a respeito de cada tema , para estabelecer um contexto de análise;
e) definir a estratégia da coleta;
f)identificar especialistas para darem apoio técnico à analise;
g) definir os métodos de análise que serão empregados;
h) criar bases de dados para cada tema.
 1.3- Inteligência Competitiva(IC)  x  Espionagem
A diferença entre a Inteligência Competitiva e a espionagem é que a primeira preocupa-se com os aspectos legais e éticos da atividade.
1.4- A IC como componente em destaque da emergente economia do conhecimento.
Ensina Alfredo Passos, professor ESPM, que a Inteligência Competitiva é um componente crucial da emergente economia do conhecimento. Ao analisar os passos de seus concorrentes, essa metodologia permite que empresas antecipem futuras direções e tendências do mercado, ao invés de meramente reagir a elas.
As 500 maiores empresas americanas têm uma área - ou um profissional - para monitorar a concorrência que, na maioria das vezes, tem o nome de Inteligência Competitiva. No Brasil, cerca de 20% das 500 maiores empresas têm uma área ou profissional dedicado a acompanhar, monitorar e apresentar relatórios de "Inteligência Competitiva". No entanto, os nomes da função, no Brasil, podem ser: Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado, Serviços de Marketing, Pesquisa e IC, entre outros, com atividades por vezes muito diferente das dos colegas americanos.
Mas o crescente interesse pelo tema, por meio de monografias, dissertações e teses de doutorado, além de eventos (cursos, palestras e seminários) que passaram a ser oferecidos, especialmente nos últimos três anos, mostra o crescimento da importância da análise da concorrência no Brasil.