quinta-feira, 7 de abril de 2011

A4/a - GESTÃO DA QUALIDADE

A4/a – Roteiro de Aula (07/04/2011)

1-A era da Qualidade-Produtividade

Considerações gerais acerca da Qualidade Produtiva

2- Qualidade Voltada para o mercado

Questões importantes a serem destacadas relativas ao mercado

3- A missão da Organização

3.1- Conceitos

A missão é uma declaração ampla e duradoura de propósitos que individualiza a organização e distingue o seu negócio impondo a delimitação de suas atividades dentro do espaço que deseja ocupar em relação às oportunidades de negócios.

Exemplos de conceituação da missão:

a)A empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz, ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa”. (Peter Drucker);
b)“A missão é, em essência, o propósito da organização”.(Valeriano);
c)“A Missão é a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela exercerá”. (Pavani, Deutscher e Lopes);
d)“Missão: razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira);
Serve de elemento básico orientador (premissa) na definição do Planejamento Estratégico e tem caráter permanente.

Wagner Herrera defende que: “Existem modelos de construção da missão de alguns autores, porém as variações são pequenas seguindo um padrão orientador, começando com um verbo de ação no infinitivo:

• Objetivos (o que), Finalidade (visando o que);
• Ramos de negócio;
• Princípios e Valores;
• Referência à Governança ( Acionistas, Clientes, Sociedade, Funcionários...)

Toda missão deve causar impacto, ser comunicativa, mnemônica, focalizada nos clientes e não nos produtos, contemplar as competências centrais, ser autentica, assertiva e factível, deve nortear a organização e orientar permanentemente o caminho. Sugiro que leiam (Internet) algumas declarações de missão de organizações conceituadas e tentem decompô-las.

3.2- Diferença entre Valores,Visão e Missão

O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado:
- pelos esforços individuais;
- pelos esforços das equipes e
- pela alocação dos recursos.

Os valores podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que:

- definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da Missão, Visão  e dos próprios Valores;
- definem e facilitam a articulação da Missão, Visão e Valores;
- facilitam a colaboração entre os empregados;
- facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado, e
- facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e a sociedade.

4- Por que Qualidade?

A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas nas diversas empresas e nos diversos setores. A qualidade está intimamente ligada à produtividade, a melhoria de resultados e aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e conseqüente motivação.

6- ISO e INMETRO

A ISO (International Organization for Standadization), com sede na Suíça, é uma rede de institutos, que estabelece convenções aceitas em mais de 158 países, com isso é a rede de normas e convenções mais conhecida e aceita no mundo. No Brasil, é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN), que é responsável pelas certificações.

Exemplo de normas ISO :

ISO 9001 é uma certificação de qualidade de Organização e Gestão, ou seja, oferece à empresa detentora de tal, o sentido de ser uma empresa de confiança naquele conceito;
ISO 14001, a nível de proteção ambiental, ou seja, empresas que detêm essa certificação são as que se preocupam com a preservação e proteção do meio ambiente;
ISO 18001, que certifica no que se refere a segurança e saúde no trabalho. Por exemplo, produtos que tenham em sua embalagem a certificação 18001 são produtos que foram testados e garantem a segurança para quem o manusear.

O INMETRO é uma autarquia federal responsável pelo gerenciamento e fiscalização na área de metrologia e Qualidade.