... e que me desculpem as galinhas ...
Concluimos mais uma etapa deste rico processo de aprendizado. Mais uma disciplina concluída.Mais uma batalha vencida.
Espero que todos tenham despertado para a importância da cumplicidade entre professor e aluno.
Espero que todos tenham despertado para o fato de serem protagonistas de seus próprios destinos.
Não devemos esperar que a Instituição de Ensino nos transforme em profissionais vitoriosos. A vitoria depende de cada um. O caminho da vitória é individual. Cabe a instituição de ensino propiciar condições para o graduando obter o conhecimento acadêmico adequado para o desempenho profissional.
E qual é o papel do professor ?
Expositor, responsável por monólogos intermináveis ?
Avaliador, dedicado exclusivamente a explicitar a estatura do aluno por suas provas e trabalhos ?
Monopolizador do conhecimento, transformando o graduando em insignificante ouvinte?
ou
Mero empregado ou prestador de serviço, de uma relação trabalhista, que visa exclusivamente a contra partida financeira oriunda de horas dedicadas a um discurso vazio dissociado da realidade, marcado por regras inflexíveis que, infelizmente muitas vezes, transformam o aluno em unidade de carbono desprovida de senso crítico, um mero receptor de informações.
Não!!!
O papel do professor é muito mais complexo.
O verdadeiro mestre, elém de preocupar-se em conhecer e dominar a disciplina, preocupa-se também em conhecer e conquistar o respeito do aluno.
Paulo Freire sempre afirmou aos professores: " ... fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
O verdadeiro professor, aprende quando ensina, é respeitado quando respeita, e realiza-se quando percebe que contribuiu na formação de um profissional cônscio de seus direitos e deveres profissionais e sociais.
Espero ter contribuído no processo de formação acadêmica, através desta metodologia que instiga a cumplicidade, que contribui para a evolução intelectual do aluno, que a propósito, considero-os futuras "aguias", e não pequenas "galinhas" ... e que me desculpem as galinhas ...