quarta-feira, 18 de maio de 2011

A6/a - ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

A6/a – Roteiro de Aula (18/05/2011)
1-Moral
Etimologicamente deriva do latim MORES que significa “relativo aos costumes”
Para a enciclopédia virtual WIKIPÉDIA o termo moral possui as seguintes peculiaridades,  vejamos:
se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega êthica.Moral não traduz, no entanto, por completo, a palavra grega originária. É que êthica possuía, para os gregos, dois sentidos complementares: o primeiro derivava de êthos e significava, numa palavra, a interioridade do ato humano, ou seja, aquilo que gera uma ação genuinamente humana e que brota a partir de dentro do sujeito moral, ou seja, êthos remete-nos para o âmago do agir, para a intenção. Por outro lado, êthica significava também éthos, remetendo-nos para a questão dos hábitos, costumes, usos e regras, o que se materializa na assimilação social dos valores.

A tradução latina do termo êthica para mores "esqueceu" o sentido de êthos (a dimensão pessoal do acto humano), privilegiando o sentido comunitário da atitude valorativa. Dessa tradução incompleta resulta a confusão que muitos, hoje, fazem entre os termos ética e moral.

A ética pode encontrar-se com a moral pois a suporta, na medida em que não existem costumes ou hábitos sociais completamente separados de uma ética individual (a sociedade é um produto de individualidades). Da ética individual se passa a um valor social, e deste, quando devidamente enraizado numa sociedade, se passa à lei. Assim, pode-se afirmar, seguindo este raciocínio, que não existe lei sem uma ética que lhe sirva de alicerce.

Alguns dicionários definem moral como "conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada"(Aurélio Buarque de Hollanda), ou seja, regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.”

Encontramos algumas definições importantes que merecem ser analisadas neste momento, que estamos construindo nosso conceito de moral .
Augusto Comte (1798-1857) ensina-nos que: "a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas." Entende-se por instintos simpáticos aqueles que aproximam o indivíduo dos outros.
Para Piaget, toda Moral é um sistema de regras e a essência de toda a moralidade consiste no respeito que o indivíduo sente por tais regras.
Certa vez Ernest Hemingway afirmou que “ eu sei o que é moral apenas quando você se sente bem após fazê-lo e o que é imoral é quando você se sente mal após.
1.1- Normas Morais
As normas morais obedecem sempre a três princípios:
a) auto-obrigação- valem por si mesmas independentemente do exterior, são essenciais do ponto de vista de cada um.
b) universalidade- são válidas para toda a Humanidade, ninguém está fora delas e todos são abrangidos por elas.
c)   incondicionalidade- visto que não estão sujeitas a prémios ou penalizações, são praticadas sem outra intenção, finalidade.