A11/a- Roteiro de Aula (04/05/2011)
1-Ciclo de vida do conhecimento
A gestão do conhecimento deve proporcionar condições para uma aprendizagem organizacional.
Devemos compreender que o ciclo de vida do conhecimento deve ser visto como uma série de processos do conhecimento. Vale ressaltar que o que deve ser gerido não é conhecimento, mas os processos de conhecimento.
1.1- Processos de conhecimento
Podemos considerar três processos de conhecimento fundamentais:
a)Produção- diretamente relacionada com a inovação, a criação de novas ideias, como resultado da interacção entre pessoas e/ou a aquisição de conhecimento de fontes externas.
b)Validação- Processo pelo qual as propostas de conhecimento são submetidas a critérios organizacionais para determinar o seu valor e veracidade.
c) Integração- Processo pelo qual uma organização introduz o novo conhecimento no seu ambiente operativo e retira conhecimento que entretanto ficou obsoleto. A integração de conhecimento inclui a distribuição e partilha do novo conhecimento bem como a gestão das mudanças que este terá na organização.
2. Etapas da Gestão do Conhecimento
Para Jean-Yves Prax, presidente do Grupo de Consultoria Polia: “ as empresas que mais fazem Gestão do Conhecimento são as que menos falam dela”.
Ensina Prax que a Gestão do Conhecimento evolui em 04 etapas:
a) PRIMEIRA ETAPA- as organizações são incentivadas pelo intenso número de workshops, seminários e outras ferramentas que abordamaimportancia da gestão do conhecimento.Nesta etapa não existe geração de resultado financeiro;
b) SEGUNDA ETAPA- as organizaçõesapósoperíodo de debate interno recorremna umaempresa de consultoria para auxiliá-las em um processo de “corporativização” da gestão do conhecimento;
c) TERCEIRA ETAPA- é voltada a institucionalizar a gestão do conhecimento.Os resultados começama ser percebidos pela alta direção.Nesta fase geralmente existe a criação de uma gerência específica (Chief Knowledge Officer, ou CKO);
d) QUARTA ETAPA- é a maturação. Se depois de 03 anos,uma organização ainda necessita do CKO, suas iniciativas de Gestão do Conhecimento falharam.